A que viemos

O texto abaixo foi escrito em 18 de setembro de 2007, e fazia parte da página e da proposta original da Edittora e Livvraria Sillencio, uma ideia que tive naquele ano e que nunca saiu da etapa “sonho”. Cheguei a criar um site para ela (sillencio.org), mas a ideia de transformá-la em uma Editora, produzindo livros físicos, e uma Livraria com espaço e vida presencial, nunca ocorreu. Pelo menos por enquanto…

 

   A que veio a Sillencio

   O Silêncio, entidade que guarda a Contemplação e a Tranqüilidade, é requisito básico para uma leitura envolvente e atenta. Vivemos em um mundo que corre mais do que nossos corações conseguem suportar. Precisamos aprender a buscar nosso conforto no Silêncio, novamente.

    A introspecção traz benefícios que somos incapazes de medir, mas que facilmente sentimos quando dispomos parte de nosso tempo para atividades como meditação ou leitura.

    A Sillencio pretende trazer de volta ao nosso tempo o prazer através da leitura sossegada e prazerosa, distante dos zás-trazes da dinamicidade internética. Queremos de volta as longas cartas e a valorização do que é bem escrito, em detrimento da quantidade insípida e destituída de significados densos.

    Dentro da Edittora, teremos vários Selos Editoriais especializados em áreas específicas da Cultura Humana. Seus nomes serão apresentados progressivamente, à medida em que livros do respectivo gênero forem surgindo.

    Como na passagem do Clube do Silêncio, no filme Mullholland Drive, de David Lynch, aqui também “não há som, é somente uma gravação”. Tudo é falso. O que parece real, é ficção. E o resto é silêncio.

    Silêncio é também uma junção de incoerências. Da nossa amada e odiada Língua Portuguesa, que utiliza duas formas distintas de grafar o mesmo fonema e acentua uma vogal sem mudar sua expressão fonética. Para abrandar e agravar a situação, transformamos o acento em uma letra. Tiramos algo sem função e colocamos em seu lugar algo sem função. Afinal, tudo é falso, e o resto….

Por hora, a Sillencio é um pequeno Clube de Indicação de Leituras, e toda vez que você adquirir um livro a partir dos links que são divulgados aqui na página, recebo uma pequena comissão enquanto afiliado, por lhe indicar aquele livro.

Não deixe de conhecer nosso Clube do Livro: Transformando Palavras em Ações, um Clube que se encontra quinzenalmente por videoconferência para discutir de forma profunda e compartilhar insights e sacadas em livros sobre Desenvolvimento e Crescimento Pessoal.

Sinta-se em casa e, se te sentir à vontade, deixe um comentário para que possamos nos conhecer melhor. Sempre é bom encontrar pessoas interessadas em uma leitura calma e demorada nos dias de hoje. Pessoas raras.

Um abraço fraterno, com carinho,

Rafael Reinehr
http://reinehr.org